Airmid, a Deusa Celta da Cura

airmidAirmid (também conhecida como Airmed ou Airmeith), é a deusa Celta da Cura, e, especialmente da cura através de ervas.

Ela é filha de Diancecht e irmã de Miach, ambos os mais conhecidos curandeiros do Tuatha De Danann , a mais antiga raça de divindades na Irlanda.

Reza a lenda que certa vez o rei Nuada perdeu um braço em batalha e procurou o curandeiro Diancecht para curá-lo, pois, segundo a tradição, um homem só poderia governar se estivesse inteiro. Diancecht confeccionou um braço de prata para o rei, mas seu filho Miach conseguiu fazer melhor e, com a ajuda de Airmid, restaurou por completo o braço do rei.

Em um acesso de raiva, por ter sido superado por seu filho, Diancecht acabou matando Miacth.

Airmid enterrou seu irmão com muita tristeza e diariamente visitava seu túmulo.

Depois de um ano, ela ficou espantada ao encontrar 365 ervas nascidas em volta do túmulo de Miacth, cada uma com propriedades de cura para uma parte do corpo.

Airmid reuniu as ervas sistematicamente em sua capa e começou a curar todos que precisavam de ajuda.

Seu pai ainda nutria um ódio obsessivo por Miach, então tomou a capa de Airmid e atirou todas as ervas ao vento, assegurando-se assim que ninguém conheceria os segredos das propriedades curativas das ervas de Miach.

No entanto, Airmid ainda se lembrava de todas as propriedades medicinais de cada erva. Acredita-se que ela se mudou para longe de seu pai, no alta das montanhas irlandesas, e dedicou o resto de sua vida curando as fadas, elfos e humanos que a procuravam em busca de auxílio.

Desde então, todos necessitam de cura oram para Airmid, pedindo  para que ela compartilhe seu conhecimento e habilidades de cura através das plantas.